As 284 curvas sinuosas, ao longo de 23 quilômetros, colocam a SC-390, mais conhecida como Serra do Rio do Rastro, entre as cinco estradas mais espetaculares do mundo, segundo pesquisa do Jornal britânico The Guardian.  A rodovia é considerada um dos cartões-postais do Estado de Santa Catarina. E não são apenas motoristas que fazem da SC-390 um excelente passeio de fim de semana. Em toda a sua extensão não é difícil encontrar ciclistas encarando a íngreme subida e depois a espetacular descida carregada de muita adrenalina.

A SC-390 fica localizada entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, na região serrana de Santa Catarina. Ao longo da rodovia, o ciclista encontra uma boa infraestrutura para encarar o desafio como pousadas e restaurantes. A altimetria chega a mais de 1.400 metros, o que exige um esforço a mais e bom treino para os ciclistas – a estrada não é recomendada para principiantes – porém,  o mirante existente no topo da serra proporciona uma visão simplesmente deslumbrante, principalmente em dias de céu claro.

Competições de ciclismo speed também acontecem na Serra do Rio do Rastro, mas o grande barato é mesmo percorrer a estrada no ritmo passeio, pois assim é possível curtir as belezas naturais, com muito mato e cachoeiras. Uma excelente oportunidade para se aventurar na SC-390 é 10º Desafio Serra do Rio do Rastro. As inscrições estão abertas até dia 31 de outubro pelo site: www.sistime.com.br. O evento acontece no dia 11 de novembro. O trajeto é de 24,6 km de extensão.

As cinco estradas mais espetaculares:
1 – Carretera de Sa Calobra, em Mallorca (Espanha);
2 – Irohazaka Roads, em Nikko (Japão)
3 – The Old Strynefjell Mountain Road, em Skjåk (Noruega)
4 – Grimsel Pass, nos Alpes suíços (Suíça)
5 – Serra do Rio do Rastro, Santa Catarina (Brasil)

Serra do Rio do Rastro: Ciclista você encara? (Crédito: Douglas Saviato)

Comente