O projeto Vale Boa Ventura tem como objetivo a educação no trânsito para crianças durante eventos de ciclismo, nas escolas e além de cultivar a cultura do esporte pelas cidades do Vale Europeu. Abrangendo as fases iniciais da vida, Vale Boa Ventura elaborou e desenvolveu o Projeto Novo Equilíbrio.

O que seria a Bicicleta de Equilíbrio? Desenvolvida para atender as condições motoras das crianças nessa faixa etária, as bicicletas de equilíbrio proporcionam as primeiras experiências sobre andar de bicicleta com segurança, preparando para um futuro emocionante sobre duas rodas. Os primeiros movimentos serão com os pés no chão, mas aos poucos os impulsos serão mais fortes e sem perceber estarão se equilibrando sobre duas rodas. A leveza e a simplicidade de seu desenho permitem uma rápida coordenação e agilidade de movimentos.

Bicicleta de Equilíbrio Feminina

Sem preocupação com pedais e rodinhas

Pedais e rodinhas normalmente são itens que acompanham as bicicletas convencionais, no entanto a Bike de Equilíbrio não possui estes itens. As rodinhas, a criança não se preocupa em se equilibrar, o que dificulta o aprendizado para andar de bicicleta. Desta forma, a bicicleta de Equilíbrio traz o procedimento correto, ou seja, primeiro a criança aprende a ter equilíbrio e depois ela aprende a pedalar.

Porque as bicicletas de equilíbrio não utilizam pedais?

O principal objetivo das bicicletas de equilíbrio é possibilitar que a criança desenvolva suas habilidades motoras básicas. Desta forma, aprender a ter equilíbrio e a fazer as curvas necessárias são muito mais fáceis sem os pedais nesta fase do desenvolvimento. O movimento de subida e descida dos pedais nas bicicletas faz com que a criança jogue o peso do corpo de um lado para o outro, prejudicando consequentemente seu equilíbrio, fazendo assim perder a estabilidade e o senso de direção.

Coordenação motora direcionada ao Equilíbrio

Nas bicicletas de equilíbrio a criança dedica toda sua coordenação motora e equilíbrio na “caminhada” com a bicicleta entre as pernas, controlando a direção com muito mais habilidade, podendo alcançar rapidamente o chão caso perca o equilíbrio.

Comente