DBike - Revista catarinense de cicilismo | Santa Catarina, 24 de abril de 2024 | Quem somos | Contato

Temer sanciona lei que cria o Dia Nacional do Ciclista

Foi oficialmente criado o Dia Nacional do Ciclista. Na última quarta-feira, dia 22, o presidente Michel Temer sancionou a lei que estabelece o 19 de agosto como o dia a ser celebrado. A data foi aprovada com o propósito de “aprimorar e criar novas oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito”, também estimulando o “uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural”.
O 19 de agosto é “emblemático” para o ciclismo no Brasil. Nesta data, em 2006, o biólogo brasiliense Pedro Davison, de 25 anos, foi atingido por um carro enquanto pedalava no Eixão Sul, via expressa da capital federal, que é fechada ao tráfego de veículos aos domingos e se transforma em área de lazer. O motorista foi condenado à prisão no semiaberto por homicídio com dolo eventual. Desde então, a data já é lembrada por ciclistas do país, porém, agora está oficialmente criado por lei.
Para quem vai começar a pedalar, é importante se dedicar a alguns dias de treinamento para adquirir confiança e o equilíbrio fundamental. “É preciso treinar em um local fechado, seguro para a pessoa e para quem está em volta”, comenta o ciclista Erick Padovan, da ONG “Bike Anjo”. Depois de praticar e estar confiante em cima da bike, está na hora de ir para a rua. Existem alguns princípios básicos para transitar entre os carros. “Cuidado triplicado, a pessoa tem que estar pedalando defensivamente, pedalar na direita e com muito bom senso.”
O especialista também alerta para uma dica primordial: sempre se lembrar de respeitar as leis de trânsito. “Deve parar no semáforo, não pode conduzir a bicicleta na calçada e não pode usar a contramão”, reforça o ciclista do “Bike Anjo“.
Pedalar em grandes avenidas requer atenção. A orientação da ONG é sempre “ocupar” a faixa da direita e em ruas de mão única sempre ficar no canto direito da via. “Pedalar é pensar no melhor para você e no melhor para o próximo.” (Com informações Portal G1)

Similar Posts

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.