#vádeBike

Projeto quer criar centros de ciclismo

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Objetivo é incentivar o uso da bicicleta como lazer
Objetivo é incentivar o uso da bicicleta como lazer

Um movimento pró-ciclismo está nascendo em Gaspar, cidade no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A iniciativa é de Valmor Vargas, um apaixonado por bicicletas que diz ter nascido em cima de uma delas. A ideia, segundo ele, é criar a União Gasparense de Ciclismo, a exemplo de Blumenau onde a União Blumenauense de Cicilismo (UNBC) já existe desde o primeiro semestre deste ano e conta com 18 grupos de pedal associados.

Valmor quer trazer o projeto para Gaspar onde já existem três grupos de ciclismo. “Estamos assistindo ao aumento do uso da bicicleta para o lazer. Por isso, acho essencial que se tenha infraestruturas onde a prática do ciclismo seja segura e adaptada às diferentes características físicas e técnicas de cada ciclista”, argumenta Vargas.

Basicamente, o projeto pretende criar centros de ciclismo em 12 cidades do Vale do Itajaí; cinco, de acordo com Vargas, já se mostraram interessadas. O modelo vem de Portugal, onde em várias cidades existem estes centros. “Estes espaços disciplinam a prática da modalidade em regiões protegidas, orientando para as boas práticas do ciclismo em harmonia com a natureza”, sustenta Vargas.

Por meio dos centros de ciclismo será possível mapear rotas (turismo e competição) e disponibilizá-las no aplicativo Google Maps, além de poder baixá-las para GPS.  Cada centro terá sua estrutura padrão e informativos da região e bairros, além de sinalização padrão para o local de acordo com o nível de dificuldade de cada rota.

O empresariado, segundo Vargas, também poderá participar, pois serão criadas estruturas nos comércios merciais e indústrias visando o incremento da mobilidade humana na cidade. “É uma nova cultura de mobilidade para os empresários”, observa Vargas.

Ações
A União Gasparense de Cicilismo pretende estabelecer um calendário único para os eventos da modalidade na região. “As pessoas vão poder se organizar melhor e participar de um número maior de eventos”, explica Vargas. Em Gaspar, a sede da UNGC será o Clube Parapente do Vale. Na quinta-feira, aconteceu a primeira reunião, onde definiu-se o calendário municipal para 2017. Vargas também quer criar o site da UNGC, porém, não dispõe de verbas. “Caso alguma empresa queira apoiar o projeto, é só entrar em contato no 9172-0749”, finaliza Vargas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *