Dicas

Vamos Saborear a Hidratação do Pedal

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Os benefícios alcançados têm tudo a ver com o valor nutricional do ingrediente consumido, então depende do objetivo de cada um: emagrecimento, controle da ansiedade e reforço do sistema imunológico. Os ingredientes adicionados na bebida durante a preparação estão diretamente ligados às características funcionais a serem obtidas.

Para a nutricionista do Hospital Santa Cruz, Jennifer Partika. “As águas aromatizadas têm conquistado mais adeptos não só porque auxiliam na hidratação, mas também porque são opção para quem tem dificuldade em consumir a água em seu modo natural. Além disso, também são uma boa alternativa para substituir os refrigerantes e sucos artificiais”, destaca.

O corpo humano é composto por cerca de 70% de água e porque não transformar o momento da hidratação mais saboroso com algumas receitas caseiras e práticas.

 

Vamos às receitas

Água com gengibre

Além de combater azia e proteger o estômago contra úlceras, o gengibre atua como antioxidante e anti-inflamatório. Esta receita reforça o sistema imunológico e ajuda a manter longe gripes e resfriados. Como fazer? Uma garrafinha de 500 ml com quatro ou cinco rodelas de gengibre.

Água com limão

Além de ser fonte de energia, o limão facilita a digestão, reforça o sistema imunológico, reduz inflamações e refresca o hálito. Como fazer? Esprema um limão em um copo de água.

Água com pepino

O pepino é rico em antioxidantes, rico em vitamina K, diminui a pressão sanguínea e rejuvenesce a pele. Como fazer? Uma xícara de fatias de pepino com 500 ml de água ou um pepino para um litro de água.

Água com maçã e canela

A canela é fonte de vitamina K, ferro, cálcio, magnésio e fibra dietética. Fortalece o sistema imunológico, estimula a circulação sanguínea e a temperatura corporal e acelera o metabolismo. Já a maçã é fonte de fibras e de substâncias antioxidantes, que ajudam na digestão e evitam a prisão de ventre. Contém vitaminas A, C e E, biotina e ácido fólico. Como fazer? Misture um litro de água com fatias de uma maçã e um ramo de canela.

Água com abacaxi e lavanda

O abacaxi ajuda na digestão, é rico em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. A lavanda acalma e relaxa. Como fazer? Misture em um copo uma fatia de abacaxi com a coroa, um ramo de lavanda e 300 ml de água com gás. Se quiser, adiciona 4 cubos de gelo.

Água com laranja

A laranja é rica em vitamina C, ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, ferro, fibras, pectina e flavonoides. A fruta combate o colesterol, controla a pressão sanguínea, estimula as funções intestinais, previne gripes e infecções, além de reforçar as defesas do organismo.

Há muitas formas de fazer águas saboreadas com laranja. Duas delas são:

  1. Laranja, limão e pepino: é diurética e antioxidante. Misture, em um litro de água, um Limão-Taiti, uma laranja-lima, uma laranja pera ou Bahia e um pepino. Todos os ingredientes com casca e cortados em rodelas.
  2. Laranja, gengibre e canela: é estimulante e termogênica. Misture, em um litro de água, 10 folhas de hortelã frescas, 3 ramos de canela, 3 rodelas finas de gengibre e 4 rodelas de laranja com a casca.

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