Manchete Principal

Movimento em pró da Ciclofaixa na Avenida Palestina

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú (ACBC) apresentaram o projeto “Movimento Pró Ciclofaixa na Av. Palestina” que tem como objetivo mostrar a carência de infraestrutura cicloviária numa região por onde possui grande trânsito de bicicletas, skates e patinetes.

A Prefeitura de Balneário Camboriú criou binária, ou seja, ruas paralelas de mão única que operam em sentidos opostos, entre as ruas Venezuela e Itália, desta forma foram possíveis criar estacionamentos dos dois lados das ruas, obtendo mais de 400 vagas. Avenida Palestina em toda sua extensão (1 km) existe 87 vagas de estacionamento, estas vagas darão espaço, segurança e viabilidade para aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

Movimento Estudantil em Ação

Vitor Hugo Serpa, atual Presidente do Grêmio Estudantil da Escola Higino Pio, que protocolou junto ao Departamento de Trânsito de Balneário Camboriú, uma pesquisa realizada com 467 estudantes, professores e funcionários da escola e ampla maioria foi favorável para a implantação da ciclofaixa na Avenida Palestina que reivindica por mais segurança na região. “O fato é que a Avenida Palestina interliga diretamente três escolas: O Higino Pio, o Presidente Médici e o Professor Antônio Lúcio, e indiretamente o Ariribá e o Laureano Pacheco. O nosso apelo pela implementação da ciclovia é pela questão da segurança dos alunos e trabalhadores que ali transitam todos os dias. Antes de tomarmos essa decisão, nós consultamos todos os alunos e foram entrevistados 467 alunos de todos os turnos para que pudéssemos formular um documento e entregar aos órgãos competentes. Acreditamos que a ciclovia implicaria significativamente na vida dos moradores, melhorando inclusive o tráfego de veículos, pois quem até então sentia medo de andar de bicicleta e se locomovia de carro, começará a ter um novo hábito. Não queremos a Avenida Palestina seja palco de uma tragédia”, explica Vitor.

ACBC encampa a ideia

Luis Carlos Chaves, membro da ACBC, após receber o contato do Grêmio Estudantil e apresentado o abaixo assinado realizado na escola. Diante do prestigio da Associação, abraçou a ideia e criamos o movimento pró ciclofaixa na Avenida Palestina. “O objetivo é trazer segurança para aquela região porque fui segunda-feira pela manhã e vi que não havia segurança nenhuma para os ciclistas no trafego intenso na Avenida Palestina”, comenta Chaves. No entanto, está havendo uma certa resistência por parte dos comerciantes que alegam com a demarcação das vagas rotativas perto de seus estabelecimentos vai diminuir o movimento. “Baseado estudos nacionais e internacionais, comprovados que possui mais movimentos de pessoas através da utilização das bicicletas nos comércios locais”, explica Luis Carlos.

Iniciativa Popular cria Movimento em pró de Ciclofaixa na Avenida Palestina

Comentários