Editorial Manchete Principal Manchetes secundárias

Segurança para ciclistas

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Na noite da última quinta-feira (30), em Balneário Camboriú, ocorreu uma colisão entre uma motocicleta e uma bicicleta na Rua Itália esquina com a Avenida Martin Luther no Bairro das Nações. Os bombeiros e os agentes de trânsitos do município chegaram ao local por volta das 19 horas. A condutora da bicicleta foi encaminhada para ao Hospital Ruth Cardoso com dores na região abdominal e na cabeça.

Além de meio de lazer e atividade física, a bicicleta se transformou também em meio de locomoção num trânsito cada vez mais caótico. No entanto, a segurança não pode ser deixa de lado pelo ciclista e então a Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú (ACBC) elaborou três dicas importantes para ser aplicada no cotidiano, em especial para o usuário das Ciclofaixas e Ciclovias.

1º Dica – Mesmo transitando por ciclovias e ciclofaixas, os ciclistas tem que ter a maior atenção ao cruzarem as esquinas, que são pontos de encontro entre os outros diversos modais como, carros, motos, ônibus e ainda com os pedestres quando estes estão atravessando as faixas designadas para eles, desta forma temos que respeitar as mesmas e dar prioridade aos pedestres.

2° Dica – Quando se transita por ciclovias e ciclofaixas e estamos indo no sentido contrário dos automóveis, temos que redobrar a atenção nas esquinas, pois os motoristas tem sempre a ideia de olharem para o sentido do trafego que vem no contrário do nosso. Desta forma devemos estar atento para prestarmos a atenção se o motorista já nos identificou e se podemos ir adiante, só agindo desta forma vamos evitar um acidente maior.

3° Dica – Não devemos abusar da velocidade quando trafegamos pelo sistema cicloviário, haja visto que não temos espaço para fugas caso haja uma interferência na nossa mão, sendo que a velocidade máxima para estas vias é de 20 km/h e devemos ter atenção com os outros modais que de uma certa forma ou de outra também podem transitar por este sistema, estando dentro dar regras para tal.

Comentários