Editorial Manchete Principal Manchetes secundárias

Segurança para ciclistas

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Na noite da última quinta-feira (30), em Balneário Camboriú, ocorreu uma colisão entre uma motocicleta e uma bicicleta na Rua Itália esquina com a Avenida Martin Luther no Bairro das Nações. Os bombeiros e os agentes de trânsitos do município chegaram ao local por volta das 19 horas. A condutora da bicicleta foi encaminhada para ao Hospital Ruth Cardoso com dores na região abdominal e na cabeça.

Além de meio de lazer e atividade física, a bicicleta se transformou também em meio de locomoção num trânsito cada vez mais caótico. No entanto, a segurança não pode ser deixa de lado pelo ciclista e então a Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú (ACBC) elaborou três dicas importantes para ser aplicada no cotidiano, em especial para o usuário das Ciclofaixas e Ciclovias.

1º Dica – Mesmo transitando por ciclovias e ciclofaixas, os ciclistas tem que ter a maior atenção ao cruzarem as esquinas, que são pontos de encontro entre os outros diversos modais como, carros, motos, ônibus e ainda com os pedestres quando estes estão atravessando as faixas designadas para eles, desta forma temos que respeitar as mesmas e dar prioridade aos pedestres.

2° Dica – Quando se transita por ciclovias e ciclofaixas e estamos indo no sentido contrário dos automóveis, temos que redobrar a atenção nas esquinas, pois os motoristas tem sempre a ideia de olharem para o sentido do trafego que vem no contrário do nosso. Desta forma devemos estar atento para prestarmos a atenção se o motorista já nos identificou e se podemos ir adiante, só agindo desta forma vamos evitar um acidente maior.

3° Dica – Não devemos abusar da velocidade quando trafegamos pelo sistema cicloviário, haja visto que não temos espaço para fugas caso haja uma interferência na nossa mão, sendo que a velocidade máxima para estas vias é de 20 km/h e devemos ter atenção com os outros modais que de uma certa forma ou de outra também podem transitar por este sistema, estando dentro dar regras para tal.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *