Artigos Dicas EDITORIAS ESPAÇOS DE CAPA Manchete Principal

Óculos: Estética ou Segurança?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você acha que a lente que o ciclista utiliza no óculo do pedal é meramente acessório? Dai que você se engana, as lentes possuem a finalidade de proteção do globo ocular do ciclista para os raios UV, insetos, correntes de ar, poeira e pequenas partículas no ar na hora do pedal.

O ciclista possui variações de formatos e cores de óculos no mercado, mas sabia que para cada rota ou fator climático no pedal existe uma cor específica para as lentes do óculos. Veja a seguir as cores e seus significados para escolher o óculo adequado.

Lente Amarela: Para dias nublados ou com neblina. Também é ótima para passeios noturnos, porque amplia o campo de visão e o amarelo transmite o máximo de luminosidade. Muitas pessoas usam lentes amarelas para dirigir à noite.
Lentes Âmbar e Rosa: Aumentam a precisão visual e tem grande força de contraste. São ideais para dias com pouca luz solar, porque fornecem um campo de visão mais claro.
Lente Cinza: Reduzem o brilho e deixam as cores mais próximas da realidade. São recomendadas para qualquer condição climática.
Lentes Transparentes: Boas para dias nublados com pouca luz. Também podem ser usadas durante a noite, mas não são tão competentes como as amarelas.

Lente Escura: Lidam bem com muita claridade, e se são espelhadas, filtram os raios solares de maneira mais eficaz.
Lente Fotocromática: Escurecem ou clareiam de acordo com a variação de luz. Por exemplo, em uma trilha, onde você vai passar por lugares abertos e por sombras de árvores, é uma opção interessante.
Lente Polarizada: Reduz o excesso de brilho, mantendo a visão mais confortável. Também ajuda a enxergar bem e identificar riscos por causa da redução de luzes ofuscantes.
Tratamento Antirreflexivo: Pode minimizar reflexos que causam distrações na estrada.
Tratamento Hidrofóbico: Melhora o fluxo de água sobre a lente e evita a acumulação de manchas de água, suor e outros resíduos nela.

Comentários