Artigos Manchetes secundárias

Brasil: Aquecimento na produção

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

No meio da crise sócio econômica brasileira, determinados setores da indústria registram aumento no volume de produção e consumo. Dentre elas está a fabricação de bicicletas pelo Polo Industrial de Manaus (PIM) que, segundo o relatório publicado em novembro, atingiu a marca de 116301 unidades em outubro sendo o melhor resultado para o mês deste 2011.

Consolidando a região como principal polo de produção brasileira, e a nível mundial ficando atrás para os países do Sudeste Asiático. Para Cyro Gazola, Vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Associação de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o fator do crescimento está ligado pela procurando de bicicletas de médio e alto valor agregado.

“Para atender a essa forte demanda dos ciclistas brasileiros, as fabricantes do Polo Industrial de Manaus ampliaram a produção em outubro visando o abastecimento constante dos pontos de venda com volumes suficientes para a evolução dos negócios típicos de final de ano, estimulados pelo Black Friday, Natal e também pela disponibilidade de recursos gerada pelo pagamento do 13º salário aos consumidores”, explica Gazola.

O resultado foi 29,8% superior do que foi registrado em outubro de 2018, em relação ao mês de setembro houve crescimento de 4,9% e no acumulado do ano foram fabricadas 820 mil bicicletas sendo 22,7% maior do que o mesmo período de 2018.

Categoria

Além do crescimento dos números em geral, no segmento de produção por categoria houve melhora. As categorias Mountain Bike (MTB), Urbana e Infanto-Juvenil ficaram no Top 3 entre os modelos mais fabricados pelo Polo Industrial de Manaus.

As bikes Infanto-Juvenil foram produzidas 24040 novas unidades sendo 82,6% no mesmo mês em 2018 e 28,1% em setembro de saldo positivo ficando na terceira colocação das categorias mais fabricadas. No estilo Urbana ficou na segunda colocação com aumento de 1,8% em relação a outubro de 2018, mas houve queda de 17,2% ao mês anterior. A categoria Mountain Bike (MTB) foi o segmento mais produzido pelo PIM com 24040 unidades, 82,6% de aumento em relação ao mesmo período de 2018 e 28,1% em relação ao mês anterior.

Comentários