Dicas Editorial

Bicicleta Elétrica

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Três itens importantes que o ciclista pode levar considerar na hora de adquirir uma bicicleta elétrica: acelerador e bateria. Além disso, se possível, fazer o test drive na e-bike.

Acelerador
Este é um dos itens mais importantes a ser analisado. Experimentar a variação dos aceleradores, pois as sensações são diferentes entre uma bicicleta com acelerador manual e automático. Se você quer pedalar o tempo todo e apenas contar com o auxílio elétrico como um facilitador que são e-bikes com sistema de pedal assistido. Neste caso, a aceleração acontece ao pedalar, através de sensores de velocidade ou torque. Os sensores de velocidade ativam o motor quando a bike atinge determinada velocidade; os sensores de torque ativam o motor quando determinada força é aplicada aos pedais. Em todos os casos, você não para de pedalar. No Brasil é mais comum os sensores de velocidade, também chamados de sensores de giro, pois os sensores de torque são mais caros e de difícil manutenção.

Bateria
A bateria é o coração da bicicleta elétrica. Essencial o usuário saber qual o valor da bateria nova, como trocar o equipamento e a manutenção são pontos fundamentais saber essa engrenagem. No Brasil, a bateria mais comum usada é a base de chumbo, mesmo componente dos carros, mas as baterias de lítio, que são utilizadas nos notebook, estão crescendo no mercado. Fatos importantes das baterias de chumbo são preço, devido a simples fabricação chega a ser 40% mais barato, e auto descarga, que mesmo a e-bike parada a perda de energia acontece e este fator é menor no chumbo. Já as baterias de lítios tem a seu favor as questões da longevidade, peso, tempo de recarga e portabilidade.

Teste Drive, caso possível
Quando o ciclista consegue autorização para fazer o Test Drive a e-bike fazer percursos que passam por ambientes do seu convívio. Por exemplo: passar por locais que tenha subida, terreno com dificuldades ou lento para sentir a reação do produto. Simular a condição de estar sem bateria, caso ocorra uma situação semelhante durante uma rota, para ver o peso da bike ou existe modelos de e-bikes que possui opções de bateria como economizar ou liberar energia extra. Por fim, algo muito importante é testar todos os componentes da bicicleta elétrica como câmbio e sistema de suspensão para não ocorrer nenhuma surpresas desagradável na hora do pedal.

Comentários