Artigos

Música: Uma excelente companhia

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Aos leitores do DbikeSC, a equipe deseja um feliz, prospero e muita pedalada em 2020, mas não se esqueça de acessar o DbikeSC para se manter informado. Então vamos começar 2020 com uma combinação muito utilizada pelos ciclistas: música na rota.

Uma música bem alinhada com o trajeto da traçado pode harmonizar ainda mais a hora do pedalada. A melodia é a parte da música que nós cantamos, por assim dizer, o que difere uma música de outra, sua identidade. Equivaleria, referindo-me à metáfora que ouso construir, aos componentes da mobilidade, pedestres, veículos, traçados urbanos, perfis diferenciados de usuários de bicicleta, suas características identitárias, o que os distingue dos demais sujeitos do trânsito e o que faz que sejam reconhecidos entre os seus iguais.

Merece avaliar que a música é feita de sons e de silêncio. Sim, o silêncio também faz parte. O silêncio não é a negação da música, mas um de seus mais interessantes recursos. É a sua moldura. Seria como o mobiliário urbano ou a paisagem construída, que muitas vezes esquecemos de observar devido nosso afã de chegar. O silêncio existe para contemplar os sons, todos eles. Nossa cidade existe para que a contemplemos enquanto a produzimos. Mas sons, silêncio, pulsação e divisão em compassos não estão soltos a esmo, de maneira inconsequente, desconexa ou irresponsável. Quando combinados, em proporções diferentes, causam um fenômeno dos mais impactantes quando o assunto é música: a harmonia!

Comentários