Artigos Giro da Notícia

Centro de Ciclismo de Gaspar em festa

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O próximo domingo (26/4) será um marco para o ciclismo de Gaspar: dois anos da construção da primeira pista pública do Centro de Ciclismo Cicloaventura.

O Centro de Ciclismo, ou carinhosamente chamado de Pump Track Gaspar por quem frequenta o local, foi projetado por Valmor Vargas do Vale Boa Ventura/Cicloaventureiro com o objetivo de trazer um espaço seguro e apropriado para a prática do ciclismo, principalmente para o público infantil.

COMEÇO

O projeto foi costurado pelo Cicloaventureiro/Vale Boa Ventura ao poder público em 2016 para a liberação de uma área adequada para o funcionamento da pista. O processo de licitação do terreno foi finalizado no início de 2018.

Início das Obras em 2016. Crédito da foto: Valmor Vargas/BoaVentura

Desenvolvimento

O projeto foi idealizado pelo ciclista Valmor Vargas, mais conhecido como Guga, do Vale Boa Ventura entrou como “Amigos do Esporte” de Gaspar doando materiais e equipamentos para o pontapé inicial da obra sendo todo essa iniciativa sem fins lucrativo ou subsidiado e maquinário pelo Vale Boa Ventura/Cicloaventureiro.

Neste empreendimento, a comunidade do ciclismo gasparense e região estiveram envolvidos como, por exemplo, a instalação da iluminação pública e 40 carradas de barro por meio do Cicloaventureiro ou os refletores foram adquiridos e doados pelo Amigos Ciclistas BMX & Bicicross e a Loja da Cidade Bike Center. Foram alguns parceiros ao longo desta jornada do Centro de Ciclismo de Gaspar.

Para os mais informações acompanhe no site do Cicliaventureiro: http://www.cicloaventureiro.com.br/

A Modalidade Dirt Jump e a Comunidade BMX & Bicicross

O Centro de Ciclismo tinha como objetivo inicial em trazer uma área adequada para a prática do esporte de uma forma colaborativa entre a turma dos ciclistas. Este objetivo inicial foi atingido com sucesso e a popularização da Pump Track Gaspar trouxe a “Velha Guarda” do BMX e do Bicicross para a ativa no local.

A frequente vinda da turma do BMX e Bicicross ao Centro de Ciclismo sofreu uma importante modificação porque não havia como manter o mesmo formato da pista e assim surgiu a linha Dirt Jump sendo uma pista mais técnica. Sempre com uma visão do coletivo, houve a arrecadação de recurso entre os parceiros para efetuar a modificação sendo colocado além dos pilares da Ponte de Gaspar sob autorização da Secretário de Planejamento municipal.

Não Fique na Dúvida

Então caro ciclista que estiver passando pela Ponte do Vale em Gaspar, ver alguns ciclistas fazendo manobras ou ensinando crianças a pedalar embaixo da ponte não se assuste.

Só chegar e juntar com a galera

Comentários