
No final do século XlX, houve os primeiros relatos da chegada da bicicleta ao Brasil, através da vinda de imigrantes europeus, em especial nas cidades de Curitiba no Paraná e na cidade de São Paulo. Após um século e meio, o Brasil possui cerca de 70 milhões de bicicletas circulando pelos quatro cantos do território nacional, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
A bike está inserida na rotina das grandes e médias cidades brasileiras como meio de transporte estão absorvendo esse exemplo saudável, ecológico e organizado de melhorar a qualidade de vida, o ambiente e as condições de mobilidade urbana.
Um bom exemplo de mobilidade urbana fica na região do Vale do Itajaí e Litoral Norte. Cidade com relativa pouco espaço territorial e mais de 100 mil habitantes fixo, no entanto quando chega no período do verão chega a triplicar a circulação de pessoas é a cidade de Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, conta com cerca de 40 km de ciclovias, ciclofaixa e a ciclofaixa compartilhada na Avenida Atlântica. No próximo ano pretendo ampliar este quesito para melhor o tráfico e além de ser uma prática ecológica.
No DbikeSC já tratou sobre a área contemplada as bicicletas pelo Código Brasileiro de Trânsito trazendo leis e sanções aos ciclistas. Segue o link da matéria: http://dbikesc.com.br/editorial/codigo-brasileiro-de-transito-para-ciclista/
