DBike - Revista catarinense de cicilismo | Santa Catarina, 29 de março de 2024 | Quem somos | Contato

Capacete: De Acessório para Utilidade de segurança

No começo ninguém se importava em usar capacete, mas com a evolução do pedal e para evitar uma tragédia para que alguém tomasse a iniciativa em mostrar ao mundo por que proteger a cabeça é tão importante.

Em 1935, as motocicletas já tinham uma certa popularização na Inglaterra, e estavam em amplo uso por exércitos. Um dos usuários das barulhentas era Thomas Edward Lawrence, um oficial inglês que ficou famoso por seus relatos detalhados e realistas sobre a guerra no Oriente Médio, na qual ele foi uma peça chave como líder dos árabes rumo à independência. “Lawrence da Arábia”, como ficou conhecido, era um homem virtuoso, com uma ávida busca pelo conhecimento. Era inclusive, um cicloturista! Viajou pela França com sua bicicleta nos anos de 1906 até 1908.

Ciclismo

A primeira fase estava completa: mostrar que proteger a cabeça é muito importante. Mas ainda não haviam capacetes próprios para ciclismo. Isso não quer dizer que nunca tenham pensado nisso. Nos primórdios da bicicleta, muitos ciclistas tentaram fazer seus capacetes, ainda mais os que usavam bicicletas altas como os velocípedes. A maioria não funcionou.

Evolução & Futuro

Os testes e a fabricação dos capacetes exigiram mais uma coisa: não havia padrões para fabricação de capacetes! Em 1984, o comitê norte-americano ANSI adotou a ANSI Z80.4, o primeiro padrão para capacetes funcional dos EUA. Na metade da década de 1980, os capacetes se caracterizaram por forros de EPS com cascos rígidos em ABS ou policarbonato.

Nos últimos anos surgiram muitas alternativas ao EPS, mas ele continua sendo o chefe dos materiais para capacetes. Entre as alternativas surgiu até um capacete de papelão. A ideia pode parecer pouco promissora, mas imagine: papelão é barato, reciclável, e portanto, ecológico, ainda mais se comparado ao EPS, que leva séculos para se decompor naturalmente. Papelão ainda pode ser pintado facilmente, e se necessário, pode ser ajustado conforme a cabeça do piloto sem maiores dificuldades.

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