DBike - Revista catarinense de cicilismo | Santa Catarina, 14 de setembro de 2024 | Quem somos | Contato

História da Bike: Peugeot

Tradicionais empresas automobilísticas se aventurar na fabricação e produção de bicicletas sendo que algumas delas com relação histórica sobre duas rodas. Em território brasileiro, a marca francesa Peugeot Citroën Brasil (PSA) produz bike desde 1977 equivaler a 24 anos antes da chegada o primeiro carro francês ao Brasil.

A matriz da Peugeot tem tradição gigantesca em bicicletas. A primeira magrela foi produzida em 1882, ou nada menos do que há 138 anos sendo sete anos antes do primeiro automóvel Peugeot. Em 1905, uma bicicleta da marca ganhou pela primeira vez o Tour de France, uma das mais tradicionais competições ciclísticas do mundo.

A Cycles Peugeot, área responsável pela produção de bicicletas, chegou em terras brasileiras através de sociedade firmada com a Almec, empresa do Grupo Hermógenes Ladeira, no qual estava instalada na cidade de Montes Claro, na região norte de Minas Gerais.

Os planos eram bastante ambiciosos: a ideia, assim como já havia acontecido na Europa, era aproveitar a estrutura de fabricação de bicicletas para posteriormente produzir ciclomotores e scooters da Peugeot. No entanto, a sociedade França-Brasil não foi muito longa devido à problema de má gestão o prejuízo chegou a R$ 25 milhões e com isso em 1979, a parceira foi desfeita.

Atualmente no Brasil, as bikes Peugeot da década de 1970 são agora bons itens de colecionador e seus preços vão de mil a cinco mil reais, mas dependendo do estado de conservação e da originalidade da peça podem custar, assim, até quase o preço de um Peugeot 206 ano 2001.

FIAT e Peugeot: Parceira inusitada?

Fator Curioso: Em 1981, as bicicletas Peugeot era mais caras do mercado porque as peças eram importadas e a Almec procurou um parceiro nacional para partes de câmbios, pedais, cubos, manopla e suporte de guidão. A fornecedora encontrada foi a FIAT Metalúrgica Brasil (FMB) em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, que ficava em anexo a fábrica de automóveis da FIAT. Novamente a parceira durou pouco mais de um ano e a Almec definitivamente encerrou as atividades.

Na França, a Cycles Peugeot existe até hoje e ganhou recentemente reforço de modelos elétricos, com preços de três mil euros a quatro mil euros. O lançamento foi no Salão de Paris de 2019, o mesmo espaço dos carros. Há também uma linha chamada Legend, que reedita as “bikes raiz” como as fabricadas antigamente por aqui.

Similar Posts