DBike - Revista catarinense de cicilismo | Santa Catarina, 23 de julho de 2024 | Quem somos | Contato

Segurança Nunca é Demais

Quando você vai tirar sua habilitação de motorista, o conteúdo apresentado nas autoescolas se encontra a disciplina de “Direção Defensiva”. No entanto, na hora de sair para fazer o pedal, o ciclista não tem “Curso de Formação para Ciclista”. Portanto, não pode se descuidar da segurança porque precisa aproveitar sua viagem sob duas rodas para não acabar sofrendo um acidente. O DBIKESC organizou algumas dicas e orientações para um pedal tranquilo

Atenção ao capacete

Simplesmente usar capacete não garante que estará com a cabeça protegida. É preciso que ele esteja afivelado e bem ajustado, além disso deve ter tamanho certo, com isso prove vários modelos na loja antes de escolher qual vai levar. Na cabeça, o capacete deve ficar firme, mas não apertado demais. As faixas devem formar um V abaixo da orelha e, abaixo do queixo, é importante que haja espaço para um ou dois dedos. Um bom teste para saber se não está muito apertado é ver se consegue abrir a boca tranquilamente.

Conheça sua bike

Andar de bicicleta é tão prazeroso que apenas montamos em cima da magrela e saímos pedalando pela cidade, mas a dedicação faz toda a diferença. Assim como um motorista precisa conhecer seu carro, o ciclista também deve saber checar sua bike. Isso inclui avaliar se os pneus estão cheios, se os freios funcionam e se está tudo certo com a corrente. Uma opção seria levar até uma oficina para que alguém faça um check-up eventual. Outra coisa: a bicicleta não pode ser alta demais ou nem baixa demais, mas sim na altura do quadril.

Cuidado com o que carrega

Sacolas ou itens pesados pendurados no braço são muito perigosos porque podem fazer você perder o equilíbrio ou mesmo enganchar na corrente. Bagagens devem ser transportadas dentro de mochilas nas costas ou amarradas em bagageiros acoplados acima do pneu traseiro. O mesmo conselho vale para as roupas: cuidado com cadarços desamarrados, calças largas e vestidos ou saias longos. Podem travar a corrente e causar acidentes.

Não fique no escuro

Estudos comprovaram que o número de acidentes automotivos diminui quando os faróis ficam acesos mesmo durante o dia. Na bicicleta, também é extremamente importante usar mecanismos que aumentem sua visibilidade para outros motoristas e pedestres trafegando pela via. Isso inclui usar roupas bem brilhantes durante o dia e refletivas durante a noite. Luzes dianteiras e traseiras são indispensáveis para ser visto no escuro.

Nada de álcool

“Se dirigir não beba”, a frase utilizada nas propagandas de bebidas alcoólicas não se restringe apenas para os motorista de carros. Optar por ir ao bar ou beber na casa de amigos de bicicleta, para não ter de dirigir embriagado nem pagar caro no táxi ou no Uber pode parecer uma boa ideia. Mas não é: segundo pesquisa da Cochran, 37% dos acidentes fatais de bike acontecem com pessoas que ingeriram bebidas alcoólicas.

Peça ajuda de quem você conhece

Grupos de ciclismo formam uma das comunidades mais engajadas e solícitas. Aproxime-se de ciclistas locais — certamente terão dicas ainda mais valiosas para passar. Com base nas próprias experiências adquiridas com muito tempo de prática, normalmente eles vão saber dizer quais são as melhores ruas e avenidas da cidade para pedalar com segurança, assim como as que devem ser evitadas. Também é interessante conhecer o que diz o Código de Trânsito Brasileiro sobre as bicicletas. Bom passeio.

Similar Posts

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.