No dia 22 de setembro fico celebrado no calendário internacional da mobilidade urbana como Dia da Conscientização Sem Carro para que possa encontrar uma alternativa ao meio de transporte e a bicicleta se apresenta como acesso para tal mudança de comportamento.
O Dia Mundial Sem Carro propõe que repensemos a forma de vivenciar a cidade, de se locomover por ela e chegar em nossos destinos. Parece um desafio simples, mas para muitos é difícil perceber a dependência que têm com relação ao seu veículo. Porque é assim?
Neste dia são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro. Na Europa, a semana toda é recheada de atividades, no que chamam de Semana Europeia da Mobilidade que vai de 16 a 22 de setembro. A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000.
No Brasil, o movimento Na Cidade Sem Meu Carro é apoiado por comunidades e coordenado por organizações não governamentais como Transporte Ativo e Movimento Cidade Futura. Na cidade de São Paulo em 2007, os então vereadores Chico Macena e Soninha tiveram um projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de Vereadores que criava uma rota em torno do centro da cidade, proibindo o tráfego de veículos automotores e incentivando o uso da bicicleta no Dia Municipal Sem Carro.
O projeto foi aprovado como lei 15.035 de 23 de novembro de 2009, no entanto teve alguns pontos que criariam a rota central e restringia o tráfego de veículos automotores no centro vetados pelo prefeito Gilberto Kassab.
A data de ontem não foi decretado como o dia mundial contra a utilização do carro ou dia exclusivo da bicicleta. Desde a concepção do seu nome, o 22 de setembro busca trazer à discussão o mal uso que fazemos do carro e os malefícios que isso provoca para a cidade, a saúde, o meio ambiente e a própria mobilidade.