DBike - Revista catarinense de cicilismo | Santa Catarina, 21 de maio de 2024 | Quem somos | Contato

A bela Costa Verde & Mar

A rota Costa Verde e Mar traz a possibilidade de conhecer de bicicleta um dos mais belos circuitos do litoral brasileiro. O roteiro é o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil a abranger uma região litorâneal.

A mescla de trechos por praias badaladas alternam-se com outras desertas e rodeadas pela verde mata atlântica. Entre uma praia e outra estão os morros, que colocam desafio na viagem e também oferecem visuais magníficos. No interior, a paisagem dos arrozais e as casas de madeira dão o tom ao passeio.  Além disso, o circuito da Costa Verde e Mar apresenta uma grande diversidade cultural para ser absorvido pelo ciclista, tendo uma presente influência dos traços da colonização alemã e italiana.

Ao pedalar no circuito, o cicloturista passa por dez municípios catarinenses, sendo oito no litoral: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha e Porto Belo e mais dois no interior: Camboriú e Ilhota. Num total de 210 km, o percurso dá preferência a estradas de terra e vias urbanas, evitando ao máximo as estradas asfaltadas.

Para Henrique da Silva Wendhausen, um dos idealizadores dos roteiros da Costa Verde e Mar, os ciclistas que desejam se aventurar pelas trilhas da Costa Verde & Mar vão ter uma experiência inesquecível. “O roteiro é muito lindo para se fazer de bicicleta, possui um grau de dificuldade médio, mas se o ciclista está em forma o faz com tranquilidade e recomendo muito. Os cicloativistas podem fazer que não vão se arrepender” comenta.

Para os cicloturistas iniciantes, Henrique indica as rotas Balneário Camboriú – Piçarras e Piçarras – Luiz Alves porque são trechos com baixa altitude e tranquilas para o pedal. “Os cicloturistas que estão iniciando, podem começar pela pelo trecho que abrange Balneário Camboriú e Piçarras, que é  de 45 km ou Piçarras até Luiz Alves, que totaliza 36 km. Esses trechos têm grau de dificuldade baixo”, avalia.

Caso o ciclista já esteja num estágio mais avançado e deseja fazer rotas com maior grau de dificuldade, Henrique faz algumas sugestões e recomendações a serem seguidas na Costa Verde Mar. “O preparo não pode ser de uma pessoa que começou a pedalar há pouco tempo. O ciclismo exige que você tenha o hábito de pedalar pelo menos três vezes por semana. Para passar várias horas em cima de uma bike é necessário que o corpo esteja bem adaptado para tal. Além disto, o ciclista tem que estar bem equipado, com uma bicicleta de, no mínimo, 24 marchas, vestido com bermuda, camisa e calçados adequados, é também muito importante alimentar-se bem; o ciclista deve pedalar, em média,  50 km por dia se o roteiro for plano e 35km com altitude, que é mais ou menos o que foi projetado para o trecho do Circuito Costa Verde & Mar”, finaliza Henrique.

Similar Posts

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.