A primeira etapa do Desafio Casca Grossa do Vale Boa Ventura foi um sucesso. O evento foi realizado no último domingo (21) em Gaspar, reunindo centenas de ciclistas de todo o estado. O circuito principal foi criado especialmente para o Desafio Casca Grossa e passa agora a ficar disponível para ciclistas de todos os níveis. Batizado de Rota das Trilhas, o percurso passa por três trilhas (Neves – Casca Grossa e Patheus). Possui ainda quatro opções de distância. Duas delas – 25 km e 30 km – é para cicloturistas de nível iniciante porque não inclui as três trilhas.
Já os mais “rodados” podem encarar 43km ou 53 km e 900 metros de altimetria. Em sua primeira edição, o Desafio Casca Grossa já ganhou o título de maior evento de ciclismo por trilhas do Vale do Itajaí. Valmor Vargas, um dos organizadores do circuito, revela que 98% dos participantes vieram de outras cidades de Santa Catarina. “Isso revela o potencial turístico esportivo de Gaspar”, observa. Participaram também do Desafio várias equipes de ciclismo de alto rendimento.
Uma das trilhas, conta Valmor, foi criada especialmente para o evento e recebeu o nome de Casca Grossa. De acordo com o organizador, foram quatro meses de muito trabalho para concluir a trilha com a máxima segurança aos ciclistas. Toda a comunidade ciclística da região participou do projeto “Trilhas SC”. “A Casca Grossa é uma extensão da Trilha dos Neves, construída em 2017”, explica Vargas. Segundo ele, em breve a Vale Boa Ventura irá disponibilizar arquivos e mapas dos circuitos e a localização exata.
O Desafio Casca Grossa contou com apoio da Fundação Municipal dos Esportes e Lazer (FMEL) de Gaspar e da Federação Catarinense de Ciclismo (FCC) por intermédio do Programa UCI- Ciclismo para todos, além dos grupos Pedal Bela Vista, Zika Team, Ritmo Bike, Pedal Ilhota e Bike Segura.