Mais de 300 ciclistas de vários estados do país se encontraram no último final de semana na região do Belchior Alto, em Gaspar, para a primeira edição da SC Bike Fest, evento organizado pela Federação Catarinense de Ciclismo. No sábado (18), a disputa foi na categoria Mountain Bike Marathon, com 152 competidores entre homens e mulheres divididos nas categorias Pró e Sport. Na Pró Elite, com percurso de 72km, a vitória foi do blumenauense Marcelo Moser. Já na Sport, com 35,5km, a vitória foi Gabriel Fernando Habech, da cidade de Criciúma. No feminino, a categoria Master A foi vencida por Tânia Clair Pickler Nergherbon, enquanto na Sport a primeira colocada foi Eliz Regina Mazzola, de Nova Trento.
No domingo, as disputas se transferiram para o asfalto com o Cicilismo de Estrada e Bike Fixa (bicicleta sem freios). Na categoria Pró Elite, 84,4km, o brusquense André Eduardo Gohr foi o primeiro colocado. Enquanto na categoria Sport, com 42,2km, foi conquistada por Diego Mendes, de Blumenau.
O Cicloturismo foi a categoria que contou com o menor número de participantes. Porém, a presença dos atletas ficou dentro da previsão dos organizadores, atingindo o total de 72 participantes. Para os organizadores, a categoria sofreu com a escolha do terreno, com muitos morros e terrenos acidentados, uma vez que a maioria dos atletas que se inscrevem no Cicloturismo são pessoas que primam pelo passeio leve a moderado. Ainda assim, de forma geral, o evento foi considerado um sucesso e os organizadores já iniciaram o planejamento pra a próxima edição, a ser realizada no o ano que vem.
Em 2018, a segunda edição da SC Bike Fest vai acontecer no dia do aniversário de Gaspar e fará parte das festividades da data. A expectativa dos organizadores é aumentar o número de participantes. O diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes, José Carlos de Carvalho Junior, ressaltou a importância de eventos esportivos como o SC Bike Fest, um evento que une diferentes grupos e gerações, evidenciando a prática de cicloturismo na região. “O SC Bike Fest é um evento que nasceu para ser um dos mais tradicionais em Santa Catarina”, afirma.
A prova reúne todas as modalidades de ciclismo incentivando as cidades no desenvolvimento e qualificação de novos atletas e de praticantes do esporte”. A prova distribui troféus para os cinco primeiros colocados em todas as categorias.,,,