DBike - Revista catarinense de cicilismo | Santa Catarina, 18 de maio de 2024 | Quem somos | Contato

Modelo Certo para a Pessoa Certa

Nos últimos anos houve a implantação, ampliação e modernização de ciclovias e ciclofaixas nas cidades do Vale do Itajaí e Litoral Norte catarinense. Com isso, a população criou a cultura do ciclismo para as mais variadas formas de utilização.

Ainda na hora da aquisição da bicicleta, o ciclista possui dúvidas para escolher o modelo correto. Por isso, é bom se questionar para saber qual bicicleta atende melhor suas necessidades. É importante que você se questione e pense sobre perguntas como, por exemplo: Preciso de uma bike para utilizar como meio de transporte no dia a dia? Quanto tempo, em média, pretendo pedalar? Pretendo andar na cidade, trilha, estrada ou em todo tipo de terreno? Quanto dinheiro pretendo ou posso gastar em uma bicicleta?

Urbana como o próprio nome diz, são bicicletas são ideais para na cidade, perfeitas para pedalar nas ruas, ciclovias ou parques. As bicicletas urbanas são confortáveis, podem ter bagageiro, para-lamas, farol, lanterna e buzina. Uma bike urbana tem pneus mais finos e sem cravos e isso proporciona melhor eficiência no asfalto. Além disso, seu selim é mais confortável.

Dobráveis as bikes dobráveis também são muito usadas de forma urbana, pois esse tipo de bike pode ser dobrado, ocupando pouco espaço, podendo ser colocadas num cantinho da casa, no porta-malas do carro, embaixo da mesa no trabalho ou transportadas com uma bolsa específica.

Bicicleta Fixa, Fixed Gear Bike ou Bike Fixa como também são conhecidas, tem sua origem inspirada nas bicicletas de velódromo, mas ganharam popularidade em grandes centros urbanos após serem adaptadas para as ruas por ciclistas mensageiros de Nova York e São Francisco que buscavam agilidade e rapidez na locomoção.

As Mountain Bikes ou MTBs são bicicletas de Montanha são as mais vendidas e mais populares no Brasil, são usadas para qualquer terreno e condição, por isso, em Portugal, são conhecidas como BTT – Bicicletas para Todo Terreno. As MTBs são adequadas para trilhas em terrenos acidentados, estradas de terra, neve e lama. São equipadas com pneus largos com cravos que oferecerem maior estabilidade em terrenos irregulares ou lama. Também podem ter sistema de amortecimento, suspensão dianteira, full suspension (dianteira e traseira) ou rígida/hardtail (Sem Suspensão).

Speed são bicicletas feitas para velocidade, utilizadas em corridas internacionais como Tour de France e Giro de Itália. São bikes apropriadas para o asfalto ou estrada, pois, por serem leves, desenvolvem boa velocidade. Pneus finos com alta pressão diminuem a aderência ao solo, o que exige maior técnica e prática do ciclista. Não é muito recomendada para iniciantes, uso em pisos escorregadios ou em área urbana, pois o pneu fino e liso é mais propício a furos.

O BMX do inglês Bicycle(B) Moto(M) Cross(X) também conhecido Bicicross, nasceu das crianças que imitavam seus ídolos do Motocross, construindo pistas e fazendo corridas informais. A partir dai, desenvolveu-se um tipo bicicleta própria para corrida em pistas de terra similar as de Motocross.

No downhill, o ciclista percorre descidas agressivas e técnicas, passando por diversos tipos de terreno (irregular, natural ou artificial), além de jumps (pontos de salto), gaps (vãos a serem transpostos com ou sem rampa) e drops (grandes degraus onde o ciclista se deixa “cair” para transpor), enfrentando situações de bastante risco. Em resumo, o downhill não é para iniciantes. A bicicleta de downhill tem design arrojado e quadro reforçado para suportar grandes impactos, também é mais pesada que as demais e sejam full suspension (possuem suspensão dianteira e traseira).

A reclinada é um tipo de bike, no qual o ciclista não vai montado como nas bicicletas tradicionais, mas sentado ou eventualmente deitado, isto traz mais conforto, ergonomia e segurança, além de ser mais confortável, muita gente a utiliza para ciclo turismo, pois permite cobrir grandes distâncias sem sobrecarregar pulsos, ombros, pescoço, etc.

Na modalidade Bike trial, o objetivo é transpor obstáculos (naturais ou artificiais) com a bicicleta em um percurso definido, é uma modalidade derivada do Trial de motocicleta. É praticada com bicicletas aros 20,24 e 26, e o praticante deve passar pelos obstáculos sem colocar os pés no chão ou as mãos nos obstáculos. O bike trial é uma modalidade que exige habilidade, equilíbrio e muita técnica.

Modelo Infantil são destinada às crianças, esse tipo de bicicleta é voltado para quem quer aprender a andar de bicicleta. Muitas vezes são necessárias as rodinhas traseiras para evitar quedas e tombos dos pequenos. Essa bicicleta não tem marchas, suspensão ou acessórios sofisticados.

As bicicletas elétricas (E-Bikes) são movidas parcialmente ou completamente por um motor elétrico que é alimentado por baterias recarregáveis. O objetivo desta bike é deixar o pedal mais leve para quem não tem preparo físico, a bicicleta elétrica auxilia no percurso de subidas e pode ajudar também no transporte de mercadorias ou até de pessoas. Ela tem sensores que sustentam o esforço do ciclista somente quando ele está pedalando.

Similar Posts

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.