Andar de bicicleta para cada pessoa tem significados diferentes: ciclistas que utiliza na hora de lazer, tem aqueles que fazem como seu meio de locomoção para ir ao trabalho ou escola, existem que escolhem a magrela como profissão, usuários visando a manutenção da saúde, superação de limites pessoais ou apenas pela sensação de liberdade e fuga do estresse diário. Não há dúvidas que o hábito de pedalar proporciona inúmeros benefícios para quem o pratica. No entanto, todos tem um ponto em comum: Deram o ponta pé inicial no esporte ou melhor a pedalada inicial.
Tudo tem sua primeira vez e pedalar não é diferente. Se você é um ciclista iniciante, saber as regras básicas de trânsito e do seu grupo de pedal pode não ser suficiente. Algumas armadilhas que costumam apanhar ciclistas recrutas e soluções simples para fazer seu pedal mais seguro e divertido.
Segundo Henrique Wendhausen, Presidente da Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú (ACBC), para os ciclistas que estão começando no pedal é fundamental respeita as condições físicas do corpo e ao longo do tempo, conforme a evolução, vai se adaptado com as novas circunstanciadas. “Para iniciantes, recomendo que comecem devagar, com a quilometragem baixa e ir aumentando devagar conforme seu corpo responda positivamente”, comenta Henrique.
No quesito equipamento, Henrique orienta as novatos a utilização de produtos de qualidade para a segurança, mas o essencial para o começo como, por exemplo, capacete e luva. Havendo melhorar de desempenho, pode agregar equipamentos de maior custo. “Pode comprar alguns equipamentos básico e não muito caros e ir adquirindo outros melhores ao tempo que evolua no pedal”, explica Wendhausen.
“Para encerrar, nunca deve forçar a barra, por exemplo, pedalar sobre sol muito quente e em outras situações que deterioram o corpo”, finaliza Henrique.
Luiz Carlos Chaves, Membro da ACBC, apresentou cinco dias importantes para os ciclistas que estão iniciando no mundo do pedal.
- Alimentar direito antes, durante e depois do pedal para não se incomodar;
- Ter a companhia certa: Importante ter alguém no grupo que conheça o caminho para não se perder;
- Exagerar na dose: Especial essa dica vai para o pedal com subida porque não temos noção do nosso limite corporal e podemos acabar se contundindo;
- Não ter equipamentos certos e não checar a bike antes de sair de casa pode atrapalhar o pedal;
- Curta o Pedal e divirta-se.