Gaspar se prepara para sediar o primeiro evento de ciclismo aventureiro. A Etapa Casca Grossa acontece no dia 7 de outubro por estradas de chão e trilhas do interior do município. O percurso, de aproximadamente 60km, vai passar pelos bairros Centro, Bela Vista, Figueira (localidade de Águas Negras) e Gaspar Grande (localidade da Garuba). O evento é realizado pela Federação Catarinense de Ciclismo e Projeto Ciclismo Para Todos.
Embora não se caracterize como uma competição, o desafio Casca Grossa vai exigir um bom preparo físico e conhecimento de ciclismo dos participantes. Por isso, o organizador do evento, Valmor Vargas, representante da Federação Catarinense de Ciclismo no Médio Vale do Itajaí, explica que a prova é indicada para os níveis intermediário e avançado. Mas, o evento não terá espaço apenas para ciclistas de alta performance. A organização reservou um percurso alternativo – em torno de 40km – para principiantes: o Cicloturismo de Raiz “A diferença é que no percurso alternativo, os ciclistas não vão encarar as trilhas na mata”, explica Vargas.
A largada da aventura será do alto do morro da igreja Matriz São Pedro Apóstolo, no centro da cidade. De lá, os participantes seguem, via avenida Nereu Ramos e Anfilóquio Nunes Pires, até o bairro Bela Vista onde propriamente começa a aventura para quem vai encarar o circuito Casca Grossa.
E o primeiro desafio será a Trilha dos Neves. Outra trilha, que está sendo preparada desde 2017, é a e Trilha Casca Grossa, também no bairro Bela Vista, próximo à divisa com Blumenau. A terceira e última trilha na mata é a do Patheus, que fica na Garuba, no Gaspar Grande. De acordo com Valmor, a ideia de colocar trilhas no percurso é justamente resgatar a origem do mountain bike. “Originalmente, o mountain bike é para ser praticado em trilhas”, observa. Ele conta que a organização vai adotar todo o cuidado e segurança necessários. “Vamos oferecer apoio logístico e técnico para que os ciclistas possam fazer o percurso com a máxima segurança”, garante. Por isso, de acordo com Valmor, a organização também estabeleceu um limite de 200 ciclistas inscritos para os dois percursos.
As inscrições já estão abertas no site www.desafioagora.com.br e www.riscozeroadventure.com.br. O custo é de R$ 35,00 no primeiro lote, que vai até 31 de agosto. Após essa data, o valor passa para R$ 50,00. Todos os participantes vão receber uma medalha, com a estampa da igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Além disso, haverá o sorteio de um bicicleta infantil Nathor e de outros brindes dos patrocinadores. O evento ainda vai oferecer hidratação, mesa de frutas, café da manhã e um espaço para a família.