Quando ficamos por certo tempo sem pedalar, podemos verificar que os pneus da bicicleta fica meio vazio, mas porque este fato acontece? Será que tem haver com a falta de uso da bike? Não é pela falta de uso, mas sim ocorre devido a um processo químico que ocorre dentro dos pneus. Segundo Janaína Santos, professora de Química, explica que o esvaziamento dos pneus se deve a “efusão dos gases” que é a passagem do gás através pelo orifícios dos pneus.
Então ciclista fique atento para seguir as orientações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em conjunto com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a regulamentação e certificação sobre a qualidade dos pneus para bicicleta de uso adulto. Havendo publicação no Diário Oficial da União (DOU) ainda no mês de Dezembro de 2018, mas a normativa passa a valer em 2019.
O regulamento define que “todo pneu de bicicleta de uso adulto, abrangido pelo regulamento ora aprovado, deverá ser fabricado, importado, distribuído e comercializado de forma a não oferecer riscos que comprometam a segurança do usuário, independentemente do atendimento integral aos requisitos estabelecidos”.